Tipos de eventos corporativos: descubra todos

Conhecer os tipos de eventos corporativos é essencial para a vida de um organizador de evento. Isso porque eles são uma ótima ferramenta de comunicação, marketing, para criar relacionamento, e melhorar os resultados da sua empresa.

No entanto, existem vários formatos de eventos com características, abordagens e objetivos diferentes. Para aproveitar o melhor de cada um é preciso conhecer bem como funcionam. Então para te ajudar nessa jornada vamos te apresentar os principais tipos e os objetivos de cada um. Vamos lá?

 

Congressos

Os congressos são eventos de grande porte, com duração de uma semana em média e de no máximo oito horas por dia, mas que permitem variação.

Eles têm como objetivo promover, apresentar e discutir assuntos que levem ao enriquecimento dos participantes.

A organização é baseada por uma temática principal que pode ser subdividida em tópicos a serem discutidos de forma detalhada em pequenos eventos realizados dentro do mesmo evento.

 

Seminários

Os seminários são caracterizados por uma sequência de atividades aplicadas por profissionais especializados. O objetivo é fazer com que os participantes desenvolvam novas capacidades e se informem sobre o tema abordado.

Outra característica marcante é que nos seminários ocorrem debates seguidos de exposição, discussão e conclusão, mas sem o objetivo de chegar a conclusões definitivas. Uma característica importante é que esses eventos costumam seguir uma metodologia mais elaborada.

 

Conferências

Entre a nossa lista de eventos corporativos, temos as conferências. Elas funcionam como reuniões com a participação de especialistas de reputação para debaterem determinado assunto.

Uma conferência tem como intuito promover o ambiente ideal para debates e são utilizadas por diversos segmentos da sociedade como, por exemplo, para debater as políticas públicas de um país.

 

Palestras

Entre os principais tipos de eventos corporativos, as palestras são o formato mais comum e de produção mais simplificada. Isso porque elas têm um curto período de duração — entre 30 e 60 minutos — e giram em torno de um palestrante, que é uma figura de autoridade sobre o assunto escolhido.

Nesses casos, ele transmite seu conhecimento e experiência e, em seguida, é aberta uma rodada de perguntas para que os participantes tirem suas dúvidas.

 

Convenções

As convenções são um dos tipos de eventos corporativos de maior porte, assim como os congressos, mas que permitem uma maior participação, interação e envolvimento dos participantes. 

O objetivo principal aqui é fazer uma espécie de brainstorming. Ou seja, são reunidas pessoas com interesses em comum para pensar em uma solução ou plano para determinadas situações. O encerramento desse tipo de evento costuma ser produzido para ser inesquecível e marcante.

 

Simpósios

Os simpósios são eventos corporativos que ocorrem com a presença de um moderador. Ele apresenta os convidados que são especialistas nos temas abordados. Em seguida, o público pode participar enviando perguntas para cada um dos convidados.

Uma curiosidade sobre o termo simpósio é que ele surgiu na Grécia antiga. Na época, se caracterizava por diálogos intelectuais que ocorriam depois de banquetes. Isso ocorria enquanto escravos faziam apresentações para entretenimento em um evento regado a bebida — no grego, sympotein significa “beber junto”.

 

Feiras 

As feiras de negócios são eventos corporativos que reúnem várias empresas expondo seus produtos, serviços ou até projetos inovadores para um público específico.

Normalmente, os organizadores de feiras reúnem diversas iniciativas que se relacionam de alguma forma com o interesse dos participantes. Cada convidado recebe um stand e deve seguir as regras pré-estabelecidas.

 

Treinamentos e cursos

Treinamentos costumam ser mais curtos e mais práticos. Eles possuem o objetivo de transmitir ou reciclar habilidades para uma determinada prática ou função. Os cursos, por sua vez, envolvem os conhecimentos teóricos necessários para o desempenho de uma atividade.

 

Qual o tipo do seu evento?

Um evento de sucesso precisa de um diferencial, e uma ótima forma de se destacar e atrair novos públicos é investir em catering especializado para seus eventos. Voce já pensou como poderia fazer isso através de um serviço personalizado para o seu evento?

Nossa equipe do Sabor de Festas está pronta para te apoiar em todos os detalhes, melhorando o resultado do seu evento e personalizando tudo para atingir os objetivos. Sabia mais sobre nossos serviços especializados entrando em contato com a nossa equipe! Vamos te ajudar a transformar seus eventos em experiências inesquecíveis!

Newsletter

Assine e receba novos posts em seu e-mail

    Nossa missão é provocar a
    experiência mais saborosa

    Em seu eventos

    Use o formulário para nos contar a respeito do que você está buscando

      <