História do Café no Brasil

Hoje é o Dia Nacional do Café. E por isso, trouxemos a Historia do Café no Brasil e a sua importância para o país. Confira!

A história do café é rica e cheia de lendas, intrigas políticas e conflitos sociais.

O café é uma planta nativa das regiões altas da Etiópia, onde foi consumida por muitos anos em forma de polpa, suco fermentado e chá. Primeiramente foi um pastor etíope chamado Kaldi, quem percebeu que havia algo diferente nas plantas da região, depois de alimentar suas cabras com arbustos e folhagens que tinham um fruto amarelo-avermelhado. Então, ele notou que as cabras ficaram mais animadas e com energia à medida em que mastigavam os frutos.

Café no brasil:

Já no século XVI, os holandeses foram os responsáveis por criar a história do café no mundo, eles tinham os melhores navios e o controle do comércio. Dessa forma, juntamente com os franceses e portugueses, transportaram o café para América.

A chegada do café ao Brasil traz uma série de histórias que narram conflitos de interesses e mistério. A primeira muda da planta veio em 1727, trazida por Franscisco de Melo Palhete. Pois, ele vinha da Guiana Francesa e recebeu a planta da esposa do governador francês Claude d’Orvilliers. A gratidão da Madame d’Orvilliers já deu o que falar no Brasil.

Café sustentável:

A atividade cafeeira é desenvolvida com base em rígidas legislações trabalhistas e ambientais, que preveem preservação de florestas e fauna nativa, controle da erosão e proteção das fontes de água. Assim, a busca do equilíbrio ambiental entre flora, fauna e o café é uma constante e assegura a preservação de uma das maiores biodiversidades do mundo. Desse modo, as leis trabalhistas e ambientais brasileiras estão entre as mais rigorosas entre os países produtores de café.

E como resultado o Brasil se mantém como o maior produtor de café do mundo, por mais de 150 anos.

Os tipos de café no Brasil são:

O café arábica (Coffea arabica L.) permite ao consumidor degustar um produto mais fino, requintado e de melhor qualidade.

O café robusta ou conilon (Coffea Canephora) é usado para a fabricação de cafés solúveis. E apresenta um sabor único, menos acidez e teor de cafeína maior.

Agora, veja alguns dados sobre o café:

  • Estudos têm mostrado que pessoas que bebem quatro xícaras de café por dia, têm um menor risco de morrer de um ataque cardíaco;
  • Minas Gerais é o estado com maior produção de café do Brasil, o que corresponde a mais de 50% da produção nacional do produto e 17% da produção mundial;
  • O Brasil é responsável por cerca de 1/3 da produção mundial de café;
  • O consumo do café quente no país é o maior do mundo.

Vale a pena conhecer a história do café no mundo e a história do Brasil como maior produtor e exportador da bebida. Leve um pouco da historia do café para o seu evento com o nosso serviço de Coffee!

Confira o nosso Coffee Break, e se surpreenda! 

Newsletter

Assine e receba novos posts em seu e-mail

    Nossa missão é provocar a
    experiência mais saborosa

    Em seu eventos

    Use o formulário para nos contar a respeito do que você está buscando

      <